quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Auto-segurança no rappel
Além dos cuidados que devem ser tomados na montagem da descida, é recomendável que cada escalador (principalmente o primeiro a descer) também monte uma segurança complementar.
A auto-segurança pode ser feita utilizando-se nós blocantes (prusik, machard e autoblock), ou aparelhos como o Shunt, fabricado pela Petzl. A vantagem de se usar os nós blocantes é que eles são simples, seguros, leves e baratos.
O nó blocante trava a queda do escalador caso ele perca o controle da velocidade de descida, prendendo-se à corda por atrito, ao ser submetido a uma tensão maior - peso do escalador.
Para fazer o nó, é necessário possuir uma alça de cordelete, com diâmetro de 5 ou 6mm e medindo entre 1m a 1,5m, cujas pontas são unidas através do nó de pescador duplo formando uma laçada fechada. Essa alça deve ser enrolada em espiral diretamente na corda de escalada.

Nós Blocantes
Normalmente o nó prusik (criado por Karl Prusik, em 1931) é feito com duas ou três voltas da alça de cordelete ao redor da corda principal, podendo ficar acima ou abaixo do freio, e fixado no baudrier com um mosquetão de trava.
O nó bachmann exige quatro ou mais voltas. O autoblock ou o machard costumam ser utilizados abaixo do freio e fixados na perna da cadeirinha com a utilização de um mosquetão com trava.

Montagem da segurança
Alguns escaladores preferem montar a auto-segurança acima do freio, alegando, entre outras, que caso a corda se rompa, resta a possibilidade do nó travar impedindo a queda do escalador.

Todo escalador deve possuir pelo menos duas laçadas de cordelete disponíveis no baudrier, pois em determinadas situações é necessário a utilização da outra laçada para subir na corda. Deve também estar treinado em técnicas de ascensão em corda.

IMPORTANTE: nó blocante deve deslizar pela corda sem estar muito frouxo e não deve ser segurado pela mão do escalador. Erro comum é o escalador segurar o nó com a mão, para fazê-lo deslizar e, com isso, impedir o travamento em caso de queda. A mão do escalador deve ser mantida diretamente na corda, acima do nó, acompanhando-o na descida. Assim, em caso de queda, mesmo que instintivamente o escalador segure a corda, o nó estará livre para travar a queda.
Há também escaladores que preferem a montagem do nó blocante abaixo do freio, alegando facilidade para destravá-lo. Nesse caso é recomendável montar o freio um pouco acima da cadeirinha, com o uso de uma pequena solteira. Esse procedimento evita que o nó blocante "entre" no freio e trave a descida. Também neste caso o nó não deve ser segurado pela mão do escalador.

O tipo de nó blocante a ser utilizado e o local de montagem, acima ou abaixo do freio, é uma escolha pessoal de cada escalador. O assunto é polêmico e cada método possui seus defensores fervorosos. Mas num aspecto todos concordam: é muito importante a utilização de um sistema de auto-segurança durante a prática do rapel.

Cuidados ao descer:
* Certificar-se se foi dado um nó em cada ponta da corda;
* Fazer sempre uma dupla conferência nos equipamentos;
* Descer devagar, sem submeter a ancoragem a trancos ou esforços excessivos e evitando o superaquecimento dos equipamentos.

ATENÇÃO:A técnica de auto-segurança não deve ser utilizada quando da prática de rapel em cachoeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIMITEVERTICAL-RAPPEL ADVENTURE