quinta-feira, 8 de julho de 2010

CORDA DE RAPPEL


A corda é o principal no rappel. É por ela que se desce. Como é o mais utilizado, é um dos equipamentos que mais sofre desgaste e por isso merece cuidados especiais.
Ao amarrar a corda para começar uma descida, é de vital importância que ela não raspe em nenhum ponto, por isso são usadas proteções como mangueiras de incêndio, tapetes e ancoragens secundárias contra abrasão e quinas.
O simples uso da corda já é uma grande causa de desgaste. Todo equipamento de descida desgasta a corda. Uns menos e outros mais. Descer devagar diminui o problema.
2 características importantes dessas cordas:
Diâmetro: Tem corda de 6mm até 12 mm de diâmetro. As mais finas 6mm e 8mm são utilizadas para cabos de prussik e cabo vida. As mais espessas, de 10mm a 12mm são utilizadas nas descidas. O diâmetro ideal vai depender do descensor utilizado. O STOP por exemplo, é feito para ser utilizado em cordas de 9,5mm até 12mm.
De maneira geral, as cordas utilizadas no rappel variam de 10,5mm a 11,5mm. As de 10,5mm proporcionam uma descida mais rápida, as de 11,5mm já seguram mais...
Elasticidade: Toda corda estica quando é submetida a uma tensão. Para medir a elasticidade da corda, é utilizado um peso padrão de 80 Kg. A elasticidade e dada em porcentagem.
Até
3% de elasticidade, a corda é considerada estática. Acima disso são consideradas cordas dinâmicas.
No rappel, a elasticidade da corda provova o chamado efeito iô-iô quando o praticante interrompe a descida. Para minimizar este efeito, no rappel são utilizadas cordas estáticas.
CERTIFICAÇÃO: Existem órgãos internacionais que testam e certificam cordas para rappel e atividades verticais. UIAA e CE são os mais comuns. Uma boa corda para rappel deve ter pelo menos um destes certificados de garantia.
Existem cordas nacionais que também são utilizadas para rappel. Essas cordas são testadas quanto a resistência à ruptura, e, segundo os laudos, suportam mais de 2 toneladas. Porém este não é o único teste pelo qual uma corda deve passar para ser certificada pelos órgãos internacionais. Portanto o uso destas cordas não é recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIMITEVERTICAL-RAPPEL ADVENTURE