quinta-feira, 29 de julho de 2010

RAPPEL

COMO NASCEU O ESPORTE:

A técnica de rapel foi inventada no ano de 1879 pelo alpinista Jean Charlet Strantan e seus companheiros Prosper Payot e Frederic Folliguet. Ele descreve os momentos do nascimento do rapel da seguinte forma:
“Não era cômodo para os dois primeiros e difícil Para o ultimo (....) eu enrolava minha corda em volta de uma saliência da montanha e por outro lado eu a tinha rigorosamente fechada em minha mão, pois de ela viesse a escapar de um lado ela seria retida do outro. Enfim, o segundo, descido, era necessário que o ultimo fizesse sozinho a descida perigosa.
Assim eu procedia: se uma saliência me permitia, eu passava a corda dupla em sua volta, eu lançava meus dois companheiros abaixo às duas pontas que eles deviam ter nas mãos antes que eu começasse a descer. Quando eu era avisado que eles tinham as pontas das cordas nas mãos, eu começava a deslizar suavemente ao longo da rocha segurando firmemente a corda nas duas mãos. Eu era recebido pelos meus dois companheiros que deviam me avisar que eu havia chegado a eles, pois nem sempre era possível ver o que havia debaixo de mim. Descendo de costa, eu me ocupava unicamente em segurar solidamente a corda com minhas duas mãos, sem ver onde eu iria abordar. Quando chegava perto de meus companheiros, eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a chamava de volta para mim. (je tirais vivement por sés bouts La corde qui, on se Le rappelie...)
Portanto, o rapel é uma técnica utilizada pelos alpinistas para a recuperação das cordas utilizadas nas escaladas.
Atualmente, porem o rapel tem outras varias utilidade. Exemplos:
·         Os bombeiros a utilizam no salvamento em alturas e resgate;
·         As forças armadas a utilizam na pratica de combate;
·         Algumas empresas de limpeza a utilizam para a limpeza de vidraças, recuperação de estruturas etc.:
·         Espeleologos, para explorações;
·         Finalmente, para a pratica do esporte radical;
Outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIMITEVERTICAL-RAPPEL ADVENTURE