terça-feira, 5 de julho de 2011

ACIDENTE NO COSTÃO DO PÃO DE AÇÚCAR


ATENÇÃO

No dia de hoje (domingo, 3 de julho) a Brasil Expedições estava presente na Urca com um curso de GPS, no qual fomos surpreendidos com a movimentação de bombeiros e escaladores sobre a queda de um turista no costão do pão de açúcar (via exclusiva de escalada, onde o rapel NÃO é realizado e desnecessário, pois o objetivo é chegar ao topo do pão de açúcar).

Perguntei no local sobre o ocorrido e o que foi concluído por diversas informações, é que o mesmo (estranhamente) estava sozinho e sem material de segurança para tal via de escalada, sendo que mesmo após o contato telefônico para a emergência os bombeiros localizaram o corpo sozinho.

Peço para que analisem as informações, pois na mídia está passando que a queda foi na pista Claudio Coutinho e que praticava rapel com amigos, sendo que eu estava próximo a ambulância no momento que a mídia divulgava o acidente e que os mesmos foram informados sobre a via de escalada e estranhamente na mídia divulga que fazia RAPEL com um grupo.

1- Não acham estranho ele ser encontrado sozinho?
2- Se estava na via de escalada e alguém ligou, onde está esta pessoa?
3- Se estava na via, onde está o equipamento de segurança?
4- Se estava sozinho e sem equipamento, como ele estava fazendo rapel (Wireless)?
5- Quem ligou, porque não deu auxílio e não ficou no local?

Alpinista morre depois de queda do Morro da Urca

RIO - Um homem ainda não identificado morreu depois de cair no Costão da Pista Claudio Coutinho, na Urca. Bombeiros do quartel do Humaitá trabalham no resgate do corpo, que será removido com auxílio de helicóptero devido a dificuldades no acesso ao local.
O homem praticava rapel com um grupo de amigos quando aconteceu o acidente. O corpo será levado para a Praia Vermelha, no mesmo bairro, onde passará por perícia e encaminhado para o Instituto Médico Legal.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/07/03/alpinista-morre-depois-de-queda-do-morro-da-urca-924823147.asp

GLOBO.COM, informação sem responsabilidade da verdade, onde é postar para depois verificar!

Peço que todos, antes de aproveitar a situação e julgarem mais fácil em colocar mais uma culpa no rapel, que analisem e vejam que notícias deste tipo só prejudica as atividades de montanha não só uma prática e sim todas elas relacionadas a montanha e que ao inventarem notícias (aproveitar um fato e culpar outro) poderá gerar mais brigas desnecessárias ao que já estamos acostumados diariamente.

Um grande abraço a todos, a montanha é de todos, mas com responsabilidade.
Recolher esta postagem
Editar
RIO - Um homem ainda não identificado morreu depois de cair no Costão da Pista Claudio Coutinho, na Urca.

2 comentários:

  1. Fiz a escalaminhada ontem, 16/07, pelo Costao.
    Éramos 15 pessoais mais os 2 de apoio.
    Essa história não fecha. Deu para perceber que são altas as possibilidades de acidentes, mesmo com assistencia e equipamentos.

    ResponderExcluir
  2. Cara, acabo de descobrir que o turista é um aluno da pós onde estudo. Estava há 1 mês desaparecido, e ontem fomos saber que esse alpinista era ele na verdade. Muito estranho essa história!

    ResponderExcluir

LIMITEVERTICAL-RAPPEL ADVENTURE