sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cintos individuais de segurança:
Também conhecidos como cadeirinha, arnês ou boldrier, são elementos básicos em uma atividade de salvamento em alturas. Existem diversos tipos de cintos de segurança, mas os mais utilizados são os destinados às atividades de escaladas, que possuem uma proteção acolchoada na região da cintura e das pernas. Os cintos de escalada também possuem o ponto de fixação central numa posição que mantém o Centro de Gravidade de quem o usa acima da cintura pélvica, evitando que o bombeiro venha a girar acidentalmente, podendo até ficar de cabeça para baixo de forma não intencional, o que poderia provocar um acidente. Já os cintos próprios para a atividade esportiva de rapel não são acolchoados e possuem o Centro de Gravidade um pouco mais baixo.
Existem no mercado os cintos de segurança profissionais, com as perneiras e a cintura mais largas, para maior conforto; e pontos de fixação laterais, para possibilitar o posicionamento no trabalho com o uso de cinto talabarte, muito usado nas atividades de corte de árvores, e pontos de fixação no peito e nas costas.
A utilização dos cintos de segurança deve ser acompanhada por um profissional experiente, pois sua colocação exige cuidados redobrados, principalmente no que se refere à colocação correta das fitas nas fivelas, e a fixação de mosquetões nos tirantes das pernas e da cintura. Os porta-materiais dos cintos não deve ser utilizado como elemento de segurança, pois sua resistência é pequena, e destina-se somente a fixação de equipamentos, fitas e cordas auxiliares



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIMITEVERTICAL-RAPPEL ADVENTURE